Eu recebi uma pergunta interessante, que é: como funciona aquela frase de recuperação da carteira, aquelas 12 ou 24 palavras que você tem que salvar quando você cria uma carteira. Quem já criou já deve ter visto, seja em um metamask, que é a carteira do navegador, seja em um ledger, que é a carteira hardware. Durante o processo de criação ali, em que você está configurando, será informado para você quais são as palavras de recuperação e é recomendável que você escreva isso em um papel e guarde de um modo seguro, até porque quem tiver acesso às palavras consegue ter acesso à sua carteira e aos seus fundos.
Mas como que, de uma sequência de palavras, eu chego na recuperação de uma carteira? Então vamos lá, recapitulando: uma carteira, seja no protocolo Bitcoin, seja qualquer outra blockchain, é basicamente composta de dois números: um deles é a sua chave privada, e o outro é a sua chave pública. Por mais que você veja — quando você vai digitar ali — uma sequência de letras e números, aquilo na realidade está representando um número, uma sequência de bits.
A chave pública é o que você vai passar quando você quiser receber os fundos. Então se houver algum colega que vai depositar para você alguma quantia em Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda, você vai passar a sua chave pública. Esse número você pode informar sem problema nenhum.
Já a chave privada é o que você tem que manter de modo seguro, em segredo, porque ela vai ser utilizada para autorizar as transações quando você quiser enviar os fundos. Ela comprova que você é dono daquela chave pública.
Em criptografia, existem os algoritmos que geram essas chaves, esse par (que é sempre gerado ao mesmo tempo), e a maioria desses algoritmos utiliza um número aleatório no processo de criação.
Então o que essas carteiras fazem quando você vai gerar a sua chave pública e privada: em algum momento da criação da chave pública e privada, elas vão pegar esse número aleatório que foi usado e têm um dicionário (o mais usado são 2.048 palavras mais ou menos). Cada palavra desse mini dicionário é associada a um número. Portanto, com 12 ou 24 palavras, sabendo que cada uma representa um número, elas conseguem interpretar e chegar no número que foi usado na geração da sua chave pública e privada.
Portanto, mesmo se você perder a chave pública ou privada, ao informar a sua sequência de 12 ou 24 palavras, a carteira consegue chegar no número que foi usado para gerar e, novamente, gerar mais uma vez a sua chave, por isso você volta a ter acesso aos seus fundos.
Deixe uma resposta